Notícias

Verx Consulting implementa Escritório de Projetos na Funcesp

Este artigo foi veiculado no boletim informativo interno da Fundação CESP - "Clic Fundação", na data de 19 de julho de 2011.

Para possibilitar a condução dos projetos da Fundação CESP de forma alinhada com as diretrizes do planejamento estratégico e dentro das melhores praticas globais em gestão, está sendo implementado o Escritório de Projetos na empresa, sob a condução da área de Tecnologia da Informação – AT.

Este Escritório de Projetos é uma estrutura virtual (no caso da Fundação CESP), criada para orientar, organizar, padronizar e difundir a metodologia utilizada na condução de projetos estratégicos – com base nas ecomendações do PMI (Project Management Institute, uma entidade sem fins lucrativos, mundial, voltada para o gerenciamento de projetos). “O objetivo é contribuir e ser um facilitador para que os projetos atinjam a satisfação dos clientes internos e externos, de acordo com custos, qualidade e prazo”, explica o gerente executivo de Tecnologia da Informação, Julio Lapidus.


Outro benefício da existência de um Escritório de Projetos é permitir à diretoria da Fundação CESP, maximizar os recursos focando o resultado de seus objetivos estratégicos bem como acompanhar o andamento dos projetos envolvidos.

Como funciona?

A partir da metodologia aplicada pelo Escritório de Projetos, é possível:

  • Planejar as etapas e identificar as equipes envolvidas
  • Identificar o esforço necessário
  • Alocar recursos adequados
  • Gerenciar cronogramas e orçamentos
  • Equilibrar qualidade, escopo e riscos de forma a obter sucesso em cada projeto
  • Criar e fazer evoluir uma base de conhecimento

A implementação dos novos planos de saúde é o primeiro projeto da Fundação CESP sob a metodologia do Escritório de Projetos. A gestão deste projeto está a cargo de Augusto Tavares (PJ), Temóteo Miranda (PI) e Carlos Pecorino (PA), com a participação de diversas áreas da empresa na execução das atividades de responsabilidade de cada setor.

Após a finalização deste projeto piloto, a perspectiva é que outros projetos já aprovados no Orçamento 2011 – e condizentes com o planejamento estratégico – sejam conduzidos com orientação e apoio do Escritório de Projetos. A priorização será definida pela diretoria.

Educação para condução de projetos

Outro foco do Escritório de Projetos é a capacitação dos profissionais da Fundação CESP nas melhores práticas em gerenciamento de projetos.

Desde 9 de maio, um treinamento para 30 pessoas está sendo realizado às terças e quintas feiras, na própria Fundação CESP.

Ministrado por Roberto Pina Rizzo, da Verx Consulting – mesma consultoria que está orientando a implementação do Escritório de Projetos - nesta primeira fase foram priorizados profissionais das áreas envolvidas no projeto dos novos planos de saúde.

A organização de novas turmas para as demais áreas da empresa está em estudo.