A Verx Consulting, através de sua unidade MOP (Maturidade Organizacional em Projetos), oferece um conjunto integrado de serviços com os seguintes objetivos:

- Desenvolver a capacidade de gestão de projetos das organizações e das pessoas, com isto melhorando os resultados.

- Organizar a função de gestão de projetos e portfólios na organização.

- Promover uma visão mais “projetizada” dos processos da empresa, mantendo este conhecimento nos ativos organizacionais.

- Operacionalizar esta diretriz com a criação ou o apoio a um PMO (Project Management Office), com estágios evolutivos.

- Permitir que se tenha uma administração muito melhor sobre os projetos terceirizados, minimizando o risco da organização compradora ficar “refém” dos fornecedores.

- Em alguns casos, gerenciar determinados projetos da organização ou participar do comitê de gestão.

A Figura 1 mostra o modelo proposto, que conta com quatro grupos de ações:

Ações de Base: propiciam uma infra-estrutura básica para a organização que deseja galgar maturidade em gestão de projetos.

Ações de Monitoração: compõem um sistema de acompanhamento dos projetos, para garantir a efetividade da evolução e sinalizar ações preventivas, corretivas e de melhoria pontuais ou de cunho mais geral.

Ações de Estratégia: de prazo médio / longo, voltadas para o atingimento das mais avançadas metas em gestão de projetos e portfólios e transformação organizacional.

Projetos de Melhoria: iniciativas estruturadas de melhoria nos processos do sistema, abraçando os três conjuntos de ações a garantindo a evolução do esquema como um todo.

O processo de implantação do modelo acima é incremental e começa pela organização das Ações de Base. Depois, passa-se à estruturação das Ações de Monitoração para então finalmente serem instituídas as Ações de Estratégia. Com o sistema em funcionamento, ele pode ser submetido a projetos de melhoria para evoluir constantemente. Este caráter modularizado permite maior respeito ao timing da organização e antecipa os benefícios, que se fazem sentir desde as primeiras ações.

A estrutura organizacional responsável pela implantação e manutenção do sistema é o PMO - Project Management Office. Se este órgão não existir na empresa, nascerá em determinado momento da implantação e crescerá conforme o processo incremental, sem se impor como uma estrutura pesada ou que não se pague, podendo ser terceirizada se isto for adequado.

alt

– Modelo de Sistema de Desenvolvimento da Maturidade Organizacional em Gestão de Projetos, mantido por um PMO